“Pra que lado a árvore cai?” - Lorax
“Err… pra baixo.” - Umavez-ildo
“Ela cai pra onde ela se inclina. Cuidado pra onde você se inclina!” - Lorax
Nesse trecho do filme (que por sinal, tem uma mensagem muito bacana), Lorax está advertindo o jovem Umavez-ildo acerca de suas inclinações pessoais e para onde elas podem o levar. Eventualmente, Uvamez-ildo é seduzido por inclinações gananciosas e acaba em uma ruína terrível, causando o mal tanto para sí como para os demais ao seu redor.
O trecho nos chama a atenção para a importância de guardar (analizar, bem-direcionar) nossos pensamentos e aspirações, visto que eles orientam nosso caminhar, seja para o sucesso, seja para a ruína. Acredito que é isso que o provérbio bíblico quer dizer em:
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. - Provérbios 4:23 (NVI)
E continuando, nos versículos 25 em diante:
Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.
Mesmo aquele que imagina ter “seus pensamentos no lugar”, se não tomar cuidado por onde anda e manter os olhos fixos no objetivo maior, pode acabar se desviando do caminho. E, para onde a árvore se inclina é a direção de sua queda…
aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! - 1 Coríntios 10:12
Parafraseando o que o colega Filipe disse sobre o assunto: Talvez eu não esteja caído, (ainda), mas esteja fortemente inclinado a coisas que não levam a lugar algum. Assim como uma árvore que está constantemente inclinada, o destino de uma vida “cambaleante”, é a queda.
Assim, a ideia é buscar ser como a árvore forte, que aponta seus ramos para o alto e busca a luz com constância. Cuidar do coração e dos pensamentos que deixamos criar raizes nele, pois isso orienta nossa vida.
Comentários