"Pra que lado a árvore cai?"

Matheus Tavares
Por Matheus Tavares em
citação filme

“Pra que lado a árvore cai?” - Lorax
“Err… pra baixo.” - Umavez-ildo
“Ela cai pra onde ela se inclina. Cuidado pra onde você se inclina!” - Lorax

- Trecho do filme “Lorax” (2012)

Nesse trecho do filme (que por sinal, tem uma mensagem muito bacana), Lorax está advertindo o jovem Umavez-ildo acerca de suas inclinações pessoais e para onde elas podem o levar. Eventualmente, Uvamez-ildo é seduzido por inclinações gananciosas e acaba em uma ruína terrível, causando o mal tanto para sí como para os demais ao seu redor.

O trecho nos chama a atenção para a importância de guardar (analizar, bem-direcionar) nossos pensamentos e aspirações, visto que eles orientam nosso caminhar, seja para o sucesso, seja para a ruína. Acredito que é isso que o provérbio bíblico quer dizer em:

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. - Provérbios 4:23 (NVI)

E continuando, nos versículos 25 em diante:

Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.

Mesmo aquele que imagina ter “seus pensamentos no lugar”, se não tomar cuidado por onde anda e manter os olhos fixos no objetivo maior, pode acabar se desviando do caminho. E, para onde a árvore se inclina é a direção de sua queda…

aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! - 1 Coríntios 10:12

Parafraseando o que o colega Filipe disse sobre o assunto: Talvez eu não esteja caído, (ainda), mas esteja fortemente inclinado a coisas que não levam a lugar algum. Assim como uma árvore que está constantemente inclinada, o destino de uma vida “cambaleante”, é a queda.

Assim, a ideia é buscar ser como a árvore forte, que aponta seus ramos para o alto e busca a luz com constância. Cuidar do coração e dos pensamentos que deixamos criar raizes nele, pois isso orienta nossa vida.

Matheus Tavares

Matheus Tavares

Olá! Sou um desenvolvedor de software, cristão, esquecido crônico, metódico em desconstrução (ou pelo menos tentando), amante da natureza e, principalmente, de estar com pessoas. Gosto de esportes, caminhar, sair, e escrever. Esse blog é meu pequeno caderno de anotações pessoais. Coisas que gostaria de lembrar.

Comentários

Comentários por Disqus