Vontade de Deus

Como saber a vontade de Deus pra minha vida? Uma amiga me contou que quando era mais nova estava angustiada sobre o que ia acontecer naqueles dias, então ingenuamente pegou sua Bíblia e disse a Deus “me mostre o que vai acontecer”. Ela abriu uma página qualquer, colocou o dedo em um versiculo, e leu “você vai morrer, não se recuperará”. Ela se desesperou! Mas não, nada disso aconteceu, e na verdade tudo ficou bem. Isso porque Deus não trabalha dessa forma “bola de cristal”.
As vezes a gente gostaria que, em cada encruzilhada, Deus dissesse clara e objetivamente se devemos ir pela direita ou pela esquerda. Queremos uma direção nos mínimos detalhes. Mas Deus raramente age dessa forma. Deus permite que façamos escolhas. A única decisão que ele não quer que tomemos, é pelo pecado.
Pense como um pai educa seu filho. Ele instrui, ensina, mas também dá liberdade. Claro, ele protege, põe capas nas tomadas e protetores nas quintas da mesa, mas ele não diz para o filho qual brinquedo ele deve brincar em cada dia. Deus também não age assim conosco. Ele nos protege e guarda, sim, mas nós dá liberdade para tomarmos nossas decisões.
Como saber, então, se estou decidindo conforme a vontade de Deus? Vamos pensar numa pergunta semelhante a essa: Como sei que estou agindo de forma que corresponde as expectativas do meu pai (humano)? Bem, eu não teria como saber se não tivesse passado a vida toda ouvindo ele me educar e falar sobre o que é importante na vida. Se eu não tivesse conversado com ele e aprendido sobre o que é bom e ruim. Se eu não tivesse um relacionamento diário com ele.
Na verdade, em qualquer relacionamento humano que é bastante próximo (seja um pai e filho, marido e esposa, ou entre amigos), ocorre um efeito interessante: as partes passam a entender o que a outra quer ou não quer sem nem mesmo falarem sobre o assunto! A convivência é tanta que já conhecemos os interesses e gostos do outro de cor.
Assim também é com Deus. Não precisamos de uma direção específica para cada bifurcação de nossas vidas. Precisamos viver uma vida de relacionamento com ele, orando, meditando na Palavra, e servindo, de forma que o conheçamos verdadeiramente. Assim, saberemos os princípios que Deus institui e poderemos tomar nossas decisões baseadas neles.
Comentários