A revista “The Hollywood Reporter” gravou uma mesa redonda com nomes de peso do universo cinematográfico: Adam Driver, Shia LaBeouf, Robert De Niro, Tom Hanks, e Jamie Foxx. Nessa conversa (disponível aqui), Robert De Niro trouxe uma reflexão maravilhosa ao dizer (em tradução livre):
Eu gostaria de ter tido antes o entendimento de que “isso também vai passar”.
Você está mal? Está irritado? Bravo? Isso também vai passar.
Você está ótimo? Sente que sabe todas as respostas? Que todo mundo finalmente te entende? Isso também vai passar.
A primeira parte da fala de Robert é extremamente motivante (o dia ruim vai passar). Mas a segunda parece um balde de água fria (o dia bom também)… A verdade é que a reflexão do ator é muito sensata e sadía.
No dia ruim, precisamos fazer um esforço ativo para lembrar que ele não vai durar para sempre. Nos apegar à esperança (bem fundamentada!) de que dias melhores virão!
Mas nos dias bons, não podemos nos esquecer de que ainda enfrentaremos novas dificuldades em algum momento… Isso não só nos ajuda a melhor nos prepararmos mas, também, evita que a boa maré nos suba à cabeça, tornando-nos soberbos ou dando-nos a sensação de invencibilidade.
Vocês está “em um vale”? Tenha esperança, vai passar! Você está “em cima da montanha”? Cuide-se e não seja arrogante, amanhã você pode não estar.
Tanto no dia feliz como no triste, é preciso ter parcimônia, humildade, e lembrar o que realmente importa. Em outras palavras, buscar equilibrio e fé. Assim, podemos verdadeiramente aproveitar os dois dias com o que cada um pode nos oferecer…
Isso tudo me lembra de uma excelente frase de sabedoria bíblica:
O dia bom é um convite para comemoração; O dia ruim é um chamado à reflexão. Os dois têm de Deus o seu lugar devido para que saibamos que nada está garantido. Eclesiastes 7:14 (MSG)
Todos os dias têm própositos para existirem e todos contribuem para nossa vida, seja de uma forma ou de outra. Ouvir a sabedoria divina em ambos é o que há de melhor.
Comentários