Em movimento

Matheus Tavares
Por Matheus Tavares em
aprendizado
Em movimento

Minha mãe é uma pessoa bastante ativa. Volta e meia, quando ela conclui uma tarefa, a ouço dizer em tom surpreso e contemplativo algo como: “Impressionante, quando estou com mais coisas para fazer é quando eu mais consigo fazer as coisas…”

A ideia por traz da expressão dela é que uma mente e corpo ativos nos impulsionam a fazer ainda mais, enquanto a falta de atividade acaba nos desanimando até para fazer “o básico”.

Nunca tinha pensado nessa analogia antes mas, de certa forma, minha mãe estava parafraseando a primeira lei de Newton, ou lei da inércia (faça um esforço aí para se lembrar do colegial rs). A lei diz que, sem uma força atuante, um objeto parado tende a permanecer parado, enquanto um objeto em movimento tende a permanecer em movimento.

Tal como na física, quando nos ocupamos com um ofício, hobbies, ações voluntárias, etc., parece que temos a tendência de querer fazer ainda mais. Existe um impulso, uma motivação interna para continuar “em movimento”. Mas quando estamos entediados e com poucas ocupações, parece que temos menos ânimo para começar, tendendo a permanecermos parados.

Aqui cabe um “disclaimer” importante! Para pessoas “menos flexíveis” (como eu rs), é sempre bom lembrar que não devemos interpretar uma frase como essa de forma tão “preto no branco”. Obviamente uma sobrecarga de tarefas e atividades não é saudável e vai, eventualmente, levar o praticante à exaustão, burnout, e problemas semelhantes. Também não estou querendo glamurizar o estilo de vida super atarefado ou o perfil “workaholic”. (O descanço é tão importante quanto o trabalho.) Na verdade, acho que o importante é buscar equilíbrio. Tanto momentos de atividade quanto momentos de meditação/contemplação tem seu valor no nosso dia.

Mas o aprendizado que tiro da frase de minha mãe é que estar “em movimento” nos ajuda a seguir adiante. Caso você se sinta um pouco desanimado ou desmotivado, pode ser uma boa ideia “aplicar uma força (esforço) inicial” para começar alguma nova atividade. O primeiro passo vai ser cansativo. Mas eventualmente, quando já estiver em movimento, a tendência é continuar :)

Matheus Tavares

Matheus Tavares

Olá! Sou um desenvolvedor de software, cristão, esquecido crônico, metódico em desconstrução (ou pelo menos tentando), amante da natureza e, principalmente, de estar com pessoas. Gosto de esportes, caminhar, sair, e escrever. Esse blog é meu pequeno caderno de anotações pessoais. Coisas que gostaria de lembrar.

Comentários

Comentários por Disqus