Em movimento
Minha mãe é uma pessoa bastante ativa. Volta e meia, quando ela conclui uma tarefa, a ouço dizer em tom surpreso e contemplativo algo como: “Impressionante, quando estou com mais coisas para fazer é quando eu mais consigo fazer as coisas…”
A ideia por traz da expressão dela é que uma mente e corpo ativos nos impulsionam a fazer ainda mais, enquanto a falta de atividade acaba nos desanimando até para fazer “o básico”.
Nunca tinha pensado nessa analogia antes mas, de certa forma, minha mãe estava parafraseando a primeira lei de Newton, ou lei da inércia (faça um esforço aí para se lembrar do colegial rs). A lei diz que, sem uma força atuante, um objeto parado tende a permanecer parado, enquanto um objeto em movimento tende a permanecer em movimento.
Tal como na física, quando nos ocupamos com um ofício, hobbies, ações voluntárias, etc., parece que temos a tendência de querer fazer ainda mais. Existe um impulso, uma motivação interna para continuar “em movimento”. Mas quando estamos entediados e com poucas ocupações, parece que temos menos ânimo para começar, tendendo a permanecermos parados.
Aqui cabe um “disclaimer” importante! Para pessoas “menos flexíveis” (como eu rs), é sempre bom lembrar que não devemos interpretar uma frase como essa de forma tão “preto no branco”. Obviamente uma sobrecarga de tarefas e atividades não é saudável e vai, eventualmente, levar o praticante à exaustão, burnout, e problemas semelhantes. Também não estou querendo glamurizar o estilo de vida super atarefado ou o perfil “workaholic”. (O descanço é tão importante quanto o trabalho.) Na verdade, acho que o importante é buscar equilíbrio. Tanto momentos de atividade quanto momentos de meditação/contemplação tem seu valor no nosso dia.
Mas o aprendizado que tiro da frase de minha mãe é que estar “em movimento” nos ajuda a seguir adiante. Caso você se sinta um pouco desanimado ou desmotivado, pode ser uma boa ideia “aplicar uma força (esforço) inicial” para começar alguma nova atividade. O primeiro passo vai ser cansativo. Mas eventualmente, quando já estiver em movimento, a tendência é continuar :)
Comentários