Descanso

Matheus Tavares
Por Matheus Tavares em
Descanso

Esse é um resumo do sermão “trabalho e descanso” do Tim Keller, disponível aqui.

Três perguntas centrais

Tim estrutura o sermão em torno de três perguntas:

  1. Por que precisamos do descanso?
  2. De onde vem o descanso?
  3. Como praticamos o descanso?

1. Por que precisamos do descanso?

Keller diz que existe um “trabalho por trás do trabalho”, um “murmurinho interno”, um impulso compulsivo de provar nosso valor (ou do nosso trabalho) para os outros e/ou para nós mesmos. Isso torna o descanso significativo algo extremamente difícil, porque a menos que esse “trabalho interno” seja resolvido, permanecemos inquietos mesmo quando paramos de trabalhar. Isto é, não basta interromper o trabalho físico, é necessário buscar um descanso profundo da alma. O descanso sabático nos lembra que não somos escravos do trabalho ou da validação. E vivê-lo tem se tornado cada vez mais difícil no mundo hiper-conectado, meritocrata e super-produtivo em que vivemos.

2. De onde vem o descanso?

Jesus se declara “Senhor do Sábado” (Lucas 6). O verdadeiro descanso é um dom espiritual, não apenas um tempo livre, mas o descanso no evangelho: a aceitação de quem somos em Cristo, a obra consumada nEle, não alcançada por meio de nossos próprios esforços. O descanso vem do próprio Deus!

3. Como praticamos o descanso?

O mandamento do descanso emerge da criação (o próprio Deus descansou - um sinal de satisfação, completude e ritmo divino) e da redenção (primeiro a libertação de Israel da escravidão egípcia e depois a libertação de toda a humanidade do poder do pecado).

Em Gênesis, após cada obra de criação, é dito que Deus “viu que era bom”, mas só após concluir a última obra é dito que tudo havia ficado “MUITO bom”. E então, ele descansou: “No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.” (Gênesis 2:2). Deus descansou após a criação não porque Ele estava cansado, mas porque estava SATISFEITO. A ideia aqui é de completude e satisfação. Deus concluiu sua obra e viu que tudo ficou muito bom, nisso teve descanso.

Como podemos obter a mesma satisfação no nosso trabalho? A verdade é que nossa atividades e afazeres (sejam profissionais, familiares, pessoais, etc.) nunca acabam. Nunca poderemos dizer “está completo”! Sempre haverá mais o que fazer e/ou aprimorar amanhã. E então depois de amanhã, e depois, e assim por diante. Então como encontramos satisfação e descanso se o trabalho é interminável? Em Cristo! Descansamos no trabalho perfeito e completo de Cristo na cruz para a salvação e significado da vida. Através do trabalho dEle, Deus olha para nós e diz “está completo”, ainda que nós não tenhamos feito nada e não mereçamos isso. A justiça e o trabalho que ELE fez são imputados e contabilizados em nós. Só assim há descanso verdadeiro! Você pode descansar porque o trabalho PRINCIPAL na sua vida está feito! Você não precisa provar mais nada para ninguem! Então sinta-se satisfeito nisso!


Dicas práticas

No fim do sermão, Tim Keller descreve três práticas internas e cinco disciplinas externas para viver uma vida moldada pelo descanso sabático.

Práticas internas (alma e coração)

  1. Libertação: “Eu não sou um escravo” - Afirme sua identidade em Cristo, não em seu trabalho ou desempenho. O descanso é um ato de libertação: dizer à sua alma que seu valor vem de Cristo, não da produtividade. Você não é escravo do seu trabalho!

  2. Confiança: “Eu confio em Deus” - Declarar que você não está no controle, mas sim Deus. O descanso é um ato de confiança: interromper o trabalho para reconhecer a soberania e a provisão de Deus.

  3. Humildade e reconhecimento: da obra consumada de Cristo. Descanse no evangelho, sua salvação e seu valor estão garantidos em Jesus, não são conquistados. Você não precisa se esforçar para se justificar. Não é você que faz o mundo girar, não é você que garante a comida na mesa de sua família. Você pode descansar.

Práticas externas (Ritmos e rotinas)

  1. Reserve um tempo dedicado na semana (um dia inteiro ou equivalente) - Reserve um tempo significativo e regular a cada semana para descansar plenamente.

  2. Equilibre seu sábado entre três tipos de atividades

    • Avocacional: envolver-se em atividades prazerosas e baseadas em habilidades, não relacionadas ao seu trabalho regular (por exemplo, um hobby ou artesanato).

    • Contemplativo: adoração, oração, leitura das Escrituras, registro em diário. Descansar interiormente em Cristo.

    • Quietude inativa/repousante: tempo de ócio que permite o surgimento espontâneo de descanso e reflexão.

  3. Seja responsável em comunidade. Compartilhe e discuta os ritmos sabáticos com amigos ou na igreja para ajudar a manter o descanso e combater a agitação cultural. É bom que haja prestação de contas para um ajudar o outro.

  4. Incorpore o “sábado” à sua semana regular. Incorpore deliberadamente pequenos momentos de Sabbath ao longo do seu dia de trabalho ou semana - como pausas, caminhadas, cochilos, almoços com um amigo.

  5. Use o sábado para resistir a uma identidade voltada para a produtividade. Não deixe que sua carreira defina seu valor. Em vez disso, priorize o descanso que reflete a liberdade do evangelho em vez do desempenho constante.

Nota: esse resumo foi escrito com auxílio do notegpt e chatgpt.

Matheus Tavares

Matheus Tavares

Olá! Sou um desenvolvedor de software, cristão, esquecido crônico, metódico em desconstrução (ou pelo menos tentando), amante da natureza e, principalmente, de estar com pessoas. Gosto de esportes, caminhar, sair, e escrever. Esse blog é meu pequeno caderno de anotações pessoais. Coisas que gostaria de lembrar.

Comentários

Comentários por Disqus